Projeto Cão Feliz - Parte 2: Saúde

Claro que o importante é levar seu cãozinho ao veterinário regularmente, mas existem alguns cuidados que podem - e devem - ser tomados por você independente disso.


Vacinação

Quando filhotes, os cães precisam de um esquema de vacinação especial, mas depois de adultos, anualmente devem ser repetidas pelo menos duas vacinas: antirrábica e a múltipla.

CÃES: vacinas - múltipla (V8, V10 ou similar), tosse dos canis, anti-rábica e giardíase

- 45 a 60 dias:

1a. dose vacina múltipla*

1a. dose vacina contra Giardia

vacina contra a Tosse dos canis

- 21 dias após a 1a. dose:

2a. dose vacina múltipla

2a. dose vacina contra Giardia

- 21 dias após a 2a. dose:

3a. dose vacina múltipla

- a partir de 4 meses de idade:

antirrábica

Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.

Fonte: Webanimal

É total e completa responsabilidade do tutor fornecer ao cão as vacinas que ele precisa, e a antirrábica ainda tem a vantagem de ser fornecida gratuitamente. Muitas famílias perdem seus animaizinhos por doenças que já possuem vacinas, então, para não correr esse risco, esse cuidado anual é indispensável.


Vermifugação

Em adultos deve ser feita de 2 a 3 vezes por ano, dependendo da higienização do local que ficam. Já os filhotes devem ser vermifugados de maneiras diferentes, caso as mães sejam vermifugadas ou não.



Alimentação

Essa certamente é a parte mais complicada. Existem muitos tipos de ração no mercado: para filhotes, para adultos, para idosos, sabor carne, frango, vegetais, etc. E além disso é sempre preciso encontrar o equilíbrio entre custo e benefício. Conversando com o vendedor do pet shop facilmente pode-se ter uma noção das qualidades das rações, dos benefícios e se compensa pagar mais caro por ela ou não. Recomendo evitar as rações muito gordurosas, que apesar de deixar qualquer cãozinho bem alimentado pode ser um problema a longo prazo.

Com a Victoria aprendi que não é bom que a ração fique exposta para o cão sempre que ele desejar. Insetos podem andar sobre a comida, poeira cair, etc. Não é limpo. Cada marca de ração possui uma indicação na embalagem do quanto de ração se deve dar de acordo com o tamanho do cão, e é recomendável seguir essa indicação, dividindo-a em duas porções ou mais. O ideal é alimentá-los sempre na mesma hora, para criar um hábito, e, após, colocar a ração no prato, deixe no máximo 30 minutos e recolha as sobras.

Para ajudar na medida da quantidade de ração: uma xícara tem cerca de 130 gramas de ração (pelo menos na que eu uso).

A ração, apesar de ser uma criação recente na humanidade, existe para fornecer para seu cão uma alimentação balanceada e nutritiva. Mas, em excesso, pode causar problemas. A comida caseira pode ser uma opção, mas não a mesma que é feita para humanos (salgada e gordurosa), e sim uma feita pensando nas necessidades dele (Fonte: Homeopatia Veterinária). Não sou especialista para saber quais nutrientes são mais necessários ou não, e justamente por isso confio que a ração cumprirá esse papel.


Peso ideal

Não existe ninguém melhor que o veterinário para dizer se o seu cãozinho está no peso ideal, mas se você desconfia que ele está gordinho que já quer adiantar alguma coisa, existe uma tabela com as características de cada grupo de peso.

Condição

Grau

Características

Subalimentado

1

- Costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e saliências ósseas visíveis à distância

- Não há gordura corporal

- Perda evidente de massa muscular

- Costelas, vértebras e ossos pélvicos facilmente visíveis

2

- Não há gordura palpável

- Algumas saliências podem estar visíveis

- Perda mínima de massa muscular

- Costelas facilmente palpáveis podem estar visíveis sem gordura palpável

3

- Visível o topo das vértebras lombares

- Ossos pélvicos começam a ficar visíveis

- Cintura e reentrâncias abdominais evidentes

- Costelas facilmente palpáveis com mínima cobertura de gordura

Ideal

4

- Vista de cima, a cintura é facilmente observada

- Reentrância abdominal evidente

5

- Costelas palpáveis sem excessiva cobertura de gordura

- Abdômen retraído quando visto de lado

- Costelas palpáveis com leve excesso de cobertura

- Cintura é visível quando vista de cima, mas não é acentuada

Sobrealimentado

6

- Reentrância abdominal aparente

- Costelas palpáveis com dificuldade

- Pesada cobertura de gordura

7

- Depósito de gordura evidente sobre a área lombar e base da cauda

- Ausência de cintura ou apenas visível

- Reentrância abdominal pode estar presente

- Impossível palpar as costelas situadas sob cobertura muito densa ou palpável somente com pressão acentuada

8

- Pesado depósito de gordura sobre área lombar e base da cauda

- Cintura inexistente

- Não há reentrância abdominal, podendo existir distensão abdominal evidente

- Maciços depósitos de gordura sobre o tórax, espinha e base da cauda

9

- Depósitos de gordura no pescoço e membros

- Distensão abdominal evidente

Fonte: LAFLAMME (1997) em Ciência Rural


E as cobaias?

Nina, por ser uma velhinha, está tendo uma pequena perda de massa muscular. De doenças, ela tem uma Otite crônica, que às vezes volta, mas sempre é tratada; e tem pequenos tumores nas mamas, que também estão sendo acompanhados. Fora isso tem muita energia e disposição. É castrada.

Bush tem um problema nas pálpebras, que causam seus cílios para crescerem para dentro, mas fora isso também tem boa saúde. Ele é jovem mas desconfio que ele esteja um pouco acima do peso, por possuir algumas das características de sobrepeso da tabela, como gordura próxima à base do rabo e dificuldade em apalpar as costelas.

Para garantir que ele não esteja comendo mais que o necessário, e pior, comendo a comida que seria da Nina, instituímos aqui os 30 minutos para a alimentação, que até agora tem ido bem, além de evitar que os pardais comam a comida deles, hehe. Só está difícil de convencer o resto do pessoal de casa a não dar os restos de comida para eles, mas isso será resolvido em breve.

Vacinas e vermífugo de ambos estão em dia.

PS: Não sou especialista em nenhuma matéria de saúde e nem treinamento animal, sou apenas entusiasta e adoro os animais em geral. Se quiser acrescentar ou corrigir alguma informação, por favor deixe nos comentários. :)

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Nós da Bicho Amigo agradecemos.

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP