Update sobre o Zoo de Goiânia
Prefeitura estuda 2 áreas para zoo
Terrenos ficam nas saídas para Nerópolis e Trindade. Escolha leva em conta condição de acesso
Carla Borges
Duas áreas, uma pública e uma privada, nas saídas norte e noroeste de Goiânia, estão sendo avaliadas pela Prefeitura para transferência do Zoológico da cidade, que funciona há mais de 50 anos no Setor Oeste, em condições inadequadas aos animais, devido à falta de espaço e a convivência com fatores estressantes, como poluição ambiental e sonora. O POPULAR apurou que as áreas ficam nas saídas de Goiânia para Nerópolis e Trindade. O prefeito Iris Rezende pediu agilidade na escolha e nas adequações do parque atual, até que a transferência seja possível.
O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Clarismino Luiz Pereira Júnior, não confirmou que as atenções estejam concentradas nessas duas áreas, mas esclareceu que três das que estavam sendo cogitadas foram descartadas: uma na Região Noroeste, por causa da proximidade com a região de captação de água do Rio Meia Ponte, que abastece metade da população da capital. Outra foi o Jardim Botânico e a última, no Parque Atheneu, na Região Sul de Goiânia, devido ao adensamento populacional na região.
Um assessor do prefeito Iris Rezende disse que uma das possibilidades mais fortes é da transferência do zoo para a área da Região Norte, que ficará próxima ao lago formado pela represa do Ribeirão João Leite. O projeto de instalação de um complexo turístico na região era um dos motes da campanha de Goiânia para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Goiânia perdeu a disputa pela sede dos jogos, mas o projeto não foi descartado e, além do zoo, inclui também o parque de exposições agropecuárias de Nova Vila. “O ideal seria fazer a entrega do Lago das Rosas (onde fica o zoo) e anunciar a transferência”, propõe o assessor.
O diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, lembra que um dos critérios para a escolha será a acessibilidade. “Tem de ser fora da área urbana, mas acessível”, diz.
---------------------
Lembrando que o posicionamento da Bicho Amigo é pelo fim do Zoológico de Goiânia, a começar pela troca da administração, para que os animais possam ser transferidos para instituições que tenham infra-estrutura capaz de recebê-los decentemente.